Primeiro, vamos ler Apocalipse, capítulo 13:1-2.

Apo.13:1 Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas[1], uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia. 2 A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade.

Para interpretar este animal, é útil consultar o capítulo sete do livro de Daniel. Aqui, os animais são apresentados como animais individuais. Lemos no capítulo 7:2-7 do livro de Daniel:

Dan 7:2 “Em minha visão à noite, eu vi os quatro ventos do céu agitando o grande mar. 3 Quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiram do mar. 4 “O primeiro parecia um leão e tinha asas de águia. Eu o observei e, em certo momento, as suas asas foram arrancadas, e ele foi erguido do chão, firmou-se sobre dois pés como um homem e recebeu coração de homem. 5 “A seguir, vi um segundo animal, que tinha a aparência de um urso. Ele foi erguido por um dos seus lados, e na boca, entre os dentes, tinha três costelas. Foi-lhe dito: ‘Levante-se e coma quanta carne puder!’ 6 “Depois disso, vi um outro animal, que se parecia com um leopardo. Nas costas tinha quatro asas, como as de uma ave. Esse animal tinha quatro cabeças e recebeu autoridade para governar. 7 “Em minha visão à noite, vi ainda um quarto animal, aterrorizante, assustador e muito poderoso. Tinha grandes dentes de ferro, com os quais despedaçava e devorava suas vítimas e pisoteava tudo o que sobrava. Era diferente de todos os animais anteriores e tinha dez chifres.

 O significado dos animais é explicado por um anjo a Daniel, pois continuamos a ler em Daniel, capítulo 7:17

Dan.7:17 ‘Os quatro grandes animais são quatro reinos que se levantarão na terra.

Existem muitas semelhanças entre os animais do capítulo 7 do livro de Daniel e o animal do capítulo 7 do livro do Apocalipse.

1. Os animais vêm do mar.

Apo.13:1 Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas[1], uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.

Dan.7:3 Quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiram do mar. 

2. No animal do capítulo treze do Apocalipse estão incluídos todos os animais do capítulo sete de Daniel.
O leão; o urso; o leopardo; e um animal desconhecido.

3. Tanto os animais de Daniel como o animal do Apocalipse 13 têm 7 cabeças e 10 chifres.

4. Ambos os animais lutam contra os santos de Deus.

Apo.13:7 Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação.

Dan.7:21 Enquanto eu observava, esse chifre guerreava contra os santos e os derrotava,

5. Ambos os animais são queimados:

Apo.19:20 Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Dan.7:11 “Continuei a observar por causa das palavras arrogantes que o chifre falava. Fiquei olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo foi destruído e atirado no fogo.

Essas semelhanças indicam que a besta do Apocalipse 13 é uma aliança de nações. São as bestas de Daniel, capítulo 7. Essa interpretação está de acordo com a profecia de Daniel, capítulo 2, versículos 41-44.

Dan 2:41 Como viste, os pés e os dedos eram em parte de barro e em parte de ferro. Isso quer dizer que esse será um reino dividido, mas ainda assim terá um pouco da força do ferro, embora tenhas visto ferro misturado com barro. 42 Assim como os dedos eram em parte de ferro e em parte de barro, também esse reino será em parte forte e em parte frágil. 43 E, como viste, o ferro estava misturado com o barro. Isso significa que se farão alianças políticas por meio de casamentos, mas a união decorrente dessas alianças não se firmará, assim como o ferro não se mistura com o barro. 44 “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

A besta do Apocalipse 13 é a última potência mundial. É um governo mundial composto por vários países.
Essa potência mundial governará por três anos e meio e depois será destruída por Jesus Cristo.

Quem ou o que é a besta do capítulo 13 do Apocalipse?