

Capítulo 12
João vê no céu uma mulher em dores de parto. À sua frente espera um dragão, que quer devorar o recém-nascido. Mas quando a mulher deu à luz um filho, este foi imediatamente levado para o céu, para junto de Deus. Então, a mulher fugiu para o deserto.
No céu, ocorre uma batalha. Lemos Apocalipse, capítulo doze, versículos sete a nove.
Apo.12:7 Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. 8 Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. 9 O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
Apo.12:17 O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.


Capítulo 13
Então João vê um animal sair do mar, com sete cabeças e dez chifres
Apo.13:2 A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade.
Um segundo animal entra em cena
Apo.13:16 Também obrigou todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, a receberem certa marca na mão direita ou na testa, 17 para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome. 18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis.
Capítulo 16
Apo.16:1 Então ouvi uma forte voz que vinha do santuário e dizia aos sete anjos: “Vão derramar sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.
1. Taça. Úlceras nas pessoas que têm a marca
2. Taça. Sobre o mar, e ele se transformou em sangue
3. Sobre os rios e as fontes de água, e eles se transformaram em sangue
4. Sobre o sol, e um grande calor se abateu sobre as pessoas
5. Sobre o trono da besta. O seu reino ficou escuro
6. Taça. Sobre o Eufrates, e ele secou
7. No ar, aconteceu.
Agora vem a batalha decisiva. Da boca do dragão saem três espíritos impuros, como rãs, que se dirigem aos reis da terra. E ele os reuniu no lugar que em hebraico se chama Armagedom.
Capítulo 14
João, o Cordeiro de Deus, estava na montanha de Sião. Com ele estavam os cento e quarenta e quatro mil.
Apo.14:3 Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra.4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos[1] e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá. Foram comprados dentre os homens e ofertados como primícias a Deus e ao Cordeiro.

Em seguida, João vê três anjos voando no céu. O primeiro traz boas novas, o segundo anuncia que Babilónia, a grande, caiu. O terceiro anjo adverte:
Apo.14:9 Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: “Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, 10 também beberá do vinho do furor de Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro,
Agora chegou a época da colheita. Primeiro as uvas boas, depois as uvas da terra.
14 Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém “semelhante a um filho de homem”. Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão.....16 Assim, aquele que estava assentado sobre a nuvem passou sua foice pela terra, e a terra foi ceifada.
Capítulo 15
Apo.15:6 Saíram do santuário os sete anjos com as sete pragas. Eles estavam vestidos de linho puro e resplandecente e tinham cinturões de ouro ao redor do peito.


Capítulo 17
Jan widzi kobietę jadącą na zwierzęciu. Jest to wielka Babilonia, matka nierządnic.
Apo:17.8 A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá. 9 “Aqui se requer mente sábia. As sete cabeças são sete colinas sobre as quais está sentada a mulher. 10 São também sete reis. Cinco já caíram, um ainda existe, e o outro ainda não surgiu; mas, quando surgir, deverá permanecer durante pouco tempo. 11 A besta que era, e agora não é, é o oitavo rei. É um dos sete, e caminha para a perdição. 12 “Os dez chifres que você viu são dez reis que ainda não receberam reino, mas que por uma hora receberão, com a besta, autoridade como reis.


Apo.17:16 A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a levarão à ruína e a deixarão nua, comerão a sua carne e a destruirão com fogo, 17 pois Deus pôs no coração deles o desejo de realizar o propósito que ele tem, levando-os a concordar em dar à besta o poder que eles têm para reinar até que se cumpram as palavras de Deus.
Capítulo 18
E um anjo forte levantou uma pedra como uma grande mó e a lançou no mar, dizendo: Assim será derrubada Babilónia, a grande cidade, e nunca mais será encontrada.
Apo.18:4 Então ouvi outra voz dos céus que dizia: “Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam! 5 Pois os pecados da Babilônia acumularam-se até o céu, e Deus se lembrou dos seus crimes.

Capítulo 19
Tal como no capítulo 11, os vinte e quatro anciãos prostram-se e dizem Aleluia.
Apo.19:6 Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: “Aleluia!, pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.
Agora, os cristãos fiéis recebem a sua recompensa.
Apo.19:7 Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.
8 Para vestir-se, foi-lhe dado linho fino, brilhante e puro”. O linho fino são os atos justos dos santos.
9 E o anjo me disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro!” E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”.

Agora, João vê um cavalo branco vindo do céu. O cavaleiro luta com justiça. Ele está vestido com uma túnica manchada de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Exércitos de guerra o seguem vestidos de branco.
Apo.19:15 De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro.” Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. 16 Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Capítulo 20
No capítulo 20, João vê um anjo com uma corrente a descer do céu.
Apo.20:2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; 3 lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
João vê tronos e aqueles que se sentam neles. São aqueles que foram decapitados por não terem adorado a imagem da besta. Estes poderão reinar com Cristo durante mil anos.
5 (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos.
A 2ª Ressurreição
Aparece um grande trono branco. Diante dele estão os mortos.
11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros..
Capítulo 21
João vê um novo céu e uma nova terra e vê a nova Jerusalém
Apo.2:2 Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. 3 Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. 4 Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.
Capítulo 22
Nos 1000 anos, as nações serão levadas ao estado em que Adão se encontrava antes do seu pecado.
(Elas ganharão vida)
Apo.22:1 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, 2 no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma por mês. As folhas da árvore servem para a cura das nações.
Apo.22:16 “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã.”
Apo.22:17 O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede venha; e quem quiser beba de graça da água da vida.