Apo.1:1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

Capítulo 1-3

Jesus aparece a João numa figura poderosa. Ele está no meio de sete candelabros e tem sete estrelas na mão. Os candelabros representam as sete igrejas e as estrelas representam os anjos das igrejas.
João recebe a missão de escrever às sete igrejas tudo o que vê. O Apocalipse é apresentado a João em imagens.
Cada igreja, que são as igrejas
de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia,
recebe de Jesus tanto elogios como repreensões.

Capítulo 4+5

Em seguida, João é convidado a subir ao céu. Ele vê o trono de Deus. Ele também vê 24 anciãos. Ao redor do trono estão quatro seres vivos. Semelhantes a um leão, um touro, um homem e uma águia. Eles dizem:
Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, que é e que vem!
Agora João vê um rolo de pergaminho, escrito por dentro e por fora. Ele também vê um cordeiro, como se tivesse sido morto. Este cordeiro é digno de abrir o rolo de pergaminho.

Capítulo 6

O Cordeiro abre os selos. Ao abrir o primeiro selo, surge um cavalo branco, cujo cavaleiro usa uma coroa de vitórias e tem um arco.
No segundo selo, surge um cavalo vermelho, cujo cavaleiro tira a paz da Terra.
Ao abrir o terceiro selo, surge um cavalo preto. O cavaleiro tem uma balança na mão, o que indica que haverá uma grande fome.
Ao abrir o quarto selo, surge um cavalo pálido, que é a morte, e o Hades o segue. A este é dado matar a quarta parte da terra.

Apo.6:9 Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram. 10 Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” 11 Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos que deveriam ser mortos como eles.

Com a abertura do sexto selo, algo terrível acontece às pessoas: grandes terramotos, o sol escurece, a lua fica vermelha como sangue e as estrelas caem sobre a terra. As pessoas tentam esconder-se nas montanhas. Percebem que a guerra de Deus começou.

Capítulo 7

Agora, João vê quatro anjos nos quatro cantos da terra. Eles seguram os ventos e dizem que nenhum vento pode soprar sobre a terra até que os 144.000 tenham sido selados. 12.000 de cada tribo dos israelitas. Em seguida, ele vê uma grande multidão que lavou as suas vestes no sangue de Jesus. Eles servem no templo de Deus dia e noite.

Capítulo 8

1 Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora. 2 Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas.

Apo.8:7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e granizo e fogo misturado com sangue foram lançados sobre a terra. Foi queimado um terço da terra, um terço das árvores e toda a relva verde. 8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue, 9 morreu um terço das criaturas do mar e foi destruído um terço das embarcações. 10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, queimando como tocha, sobre um terço dos rios e das fontes de águas; 11 o nome da estrela é Absinto. Tornou-se amargo um terço das águas, e muitos morreram pela ação das águas que se tornaram amargas. 12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite. 13 Enquanto eu olhava, ouvi uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz: “Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos!”

Capítulo 9

Apo.9:1 O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. 2 Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do Abismo.

Essas criaturas do abismo são semelhantes a escorpiões e atormentarão durante cinco meses as pessoas que não tiverem o selo de Deus na testa, mas não as matarão. O seu rei é o anjo do abismo, Abbadon ou Apsllyon.

Capítulo 10

Agora, João vê um grande anjo que fala com uma voz trovejante:

Apo.10:6 e jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, dizendo: “Não haverá mais demora! 7 Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai cumprir-se o mistério de Deus, como ele o anunciou aos seus servos, os profetas”.

Capítulo 11

Apo.11:1 Deram-me um caniço semelhante a uma vara de medir e me disseram: “Vá e meça o templo de Deus e o altar, e conte os adoradores que lá estiverem. 2 Exclua, porém, o pátio exterior; não o meça, pois ele foi dado aos gentios. Eles pisarão a cidade santa durante quarenta e dois meses. 

Apo.11:3 Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”. 4 Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra. 5 Se alguém quiser causar-lhes dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano. 6 Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem. 7 Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los.

A besta do capítulo 17 do Apocalipse irá matá-los.
Eles ficarão três dias e meio na rua e as pessoas ficarão felizes com isso. Mas então...

Apo11:12 Então eles ouviram uma forte voz dos céus, que lhes disse: “Subam para cá”. E eles subiram para os céus numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam.

Agora, o sétimo anjo toca a sua trombeta e Deus intervém. Os 24 anciãos prostram-se

Apo11:17 dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. 18 As nações se iraram; e chegou a tua ira. Chegou o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu nome, tanto pequenos como grandes, e de destruir os que destroem a terra”.

Conteúdo da revelação do capítulo 1 ao capítulo 11
sem interpretação